O que é planejamento logístico?
O planejamento logístico refere-se ao preparo de tudo que envolve os processos de transporte e armazenamento dos produtos de uma empresa, incluindo meios de execução e suas possíveis variáveis.
Em relação a essas possíveis variáveis, é justamente o planejamento que definirá quais serão as técnicas, práticas, tecnologias, indicadores e meios de monitoramento que possibilitarão o seu controle e, consequentemente, a otimização das atividades.
O ato de planejar se refere à PREVISÃO dos detalhes de determinada atividade, para que seja possível antecipar a resolução de qualquer eventual desafio ou intempérie que possam vir a lhe prejudicar.
Quando nos referimos ao planejamento logístico, portanto, é papel dos diretores ou gestores manter o ambiente de trabalho sempre muito bem preparado, garantindo a fluidez dos processos e os melhores resultados possíveis para cada atividade.
Em poucas palavras, ao planejar os processos logísticos de maneira eficiente, as empresas atuam em prol de sua produtividade, otimizando suas operações e, consequentemente, os seus recursos, sejam eles materiais ou humanos.
Qual a sua importância?
Como mencionamos logo no início do artigo, a logística é considerada uma das áreas mais importantes pela grande maioria das empresas.
Por tratar de processos complexos, que envolvem uma ampla cadeia de gerenciamento e de operações, garantir o pleno alinhamento da logística muitas vezes pode ser desafiador.
É justamente esse fator que torna o planejamento logístico tão relevante, uma vez que é ele que permite traçar os objetivos, adaptar eventuais variáveis, prever e reunir recursos necessários, bem como, avaliar os resultados obtidos nesse importante setor.
Ao gerenciar sua logística de maneira efetiva, os negócios podem literalmente tornar o armazenamento, a distribuição e o transporte dos insumos e produtos um diferencial competitivo, já que a agilidade e a tranquilidade geradas impactam diretamente seus clientes.
Quando falamos sobre o impacto gerado em públicos de interesse, não são inclusos só os clientes finais, mas também fornecedores e parceiros, que podem desfrutar dos resultados diretos agregados na otimização, rentabilidade e velocidade da logística.
Para que isso seja realmente possível, porém, é preciso ter atenção a algumas etapas fundamentais de ação, organização e planejamento, que desempenham uma importante influência no dia a dia das operações de qualquer negócio.
Mantenha parceria estratégica
A manutenção de parcerias estratégicas é fundamental para o funcionamento de qualquer negócio em seu ciclo produtivo.
Nesse cenário, os fornecedores ocupam um papel central, sejam eles de insumos, matérias-primas ou mesmo de serviços, como os de manutenção.
Eventuais problemas junto de parceiros que desempenham uma influência tão direta em suas operações podem desencadear sérios problemas na logística, principalmente em relação a atrasos.
Com isso em mente, procure sempre manter parceiros e de extrema confiança, tendo máxima cautela na escolha de novos fornecedores.
Alguns dos pontos que devem ser observados nesse sentido são o custo-benefício dos itens com que determinado fornecedor trabalha, a distância física do seu negócio, seu histórico com outras empresas e comprometimento com seu negócio.
Fortaleça seu transporte
O processo logístico no setor de transporte é fundamental quando falamos em abastecimento de insumos ou escoamento de produção, nele é possível antecipar as ações e visualizar os principais pontos a serem abordados durante o trabalho (controle), devendo ser estabelecido os principais critérios na adoção de empresas prestadoras de serviços.
Estar ligado à uma parceria estratégica neste segmento é notoriamente algo de grande valor agregado, visto que, através destas empresas parceiras podem alcançar resultados ousados e desafiadores. “Melhor do que produzir um produto, é entrega-lo de forma correta dentro dos padrões negociados.”
Uma transportadora ou operadora logística é quem fica responsável por toda movimentação da produção de uma indústria, além do controle de estoque, entregas entre outros, dessa forma a AG Logística conta com uma estrutura de gestão eficiente e competente no atendimento à demanda integral do cliente, obedecendo as normas e as exigências de forma exemplar.
Opere de forma segura
Estar inserido em um mercado potencial ao qual é o ramo de transporte é um verdadeiro desafio, é necessário tomar as decisões diárias de forma consciente e resiliente, pois existem grandes variáveis que podem acabar impactando no desempenho das atividades profissionais.
Neste intuito, a AG Logística é composta por um corpo de funcionários treinados para manusear as mercadorias de forma segura, obedecendo todos os critérios das NR segundo os órgãos fiscalizadores, tendo um registro mínimo de acidentes laborais com afastamentos de colaboradores, o que demonstra e comprova a eficiência das decisões tomadas pela gestão da empresa.
Uso correto dos equipamentos de proteção individual, manutenção periódica dos equipamentos operacionais, disposição adequada na acomodação das ferramentas e máquinas minimizando possíveis eventos extraordinários.
Garanta o monitoramento de todo o transporte
O follow-up das entregas é uma prática cotidiana nas operações da AG Logística, mantendo o cliente sempre integrado ao status da carga embarcada conosco, oferecendo assim maior transparência e segurança.
Veículos rastreados e monitorados 24 horas/dia trazendo atualizações simultâneas à equipe de monitoramento, junto a uma das mais importantes fornecedores deste serviço no país.