Consciência no trânsito salva vidas.

Segurança no trânsito

Tópicos:

Compartilhe:
LinkedIn
Twitter
Facebook
WhatsApp
Um motorista profissional precisa estar realmente apto para lidar com o trânsito.A direção vai muito além das questões de deslocamento.É preciso atentar-se também à segurança no trânsito.

Segurança no Trânsito

Um motorista profissional precisa estar realmente apto para lidar com o trânsito.

A direção vai muito além das questões de deslocamento.

É preciso atentar-se também à segurança no trânsito.

Contribuir ativamente para um trânsito seguro, ter responsabilidade, entendimento das leis, práticas de direção defensiva, cuidados com os demais condutores e pedestres, entre outros pontos. 

É necessário frisar a importância de um trânsito mais seguro, citar os deveres dos motoristas e mencionar as ações corretas para colocar em prática. Também compartilharemos informações de segurança úteis para serem repassadas aos condutores.

O que é segurança no trânsito?

A segurança no trânsito é um aglomerado de ações realizadas visando a proteção e prevenção de acidentes em prol dos condutores, pedestres e ciclistas. 

Esse conjunto de práticas, onde estão presentes a direção defensiva, as normas de trânsito e medidas que evitam lesões e mortes, têm importância para a saúde pública também. Os acidentes de trânsito são classificados como gravíssimos nesse meio e a maioria poderia ser evitado.

Especialmente para os condutores de caminhões, a consciência de todos esses dados é indispensável. Para esse grupo, a importância de seguir as leis estabelecidas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) é ainda maior.

Além disso, adotar uma postura correta no trânsito é uma forma muito eficaz de colaborar com a integridade física e psicológica da sociedade, considerando que acidentes desse meio podem ser bastante traumáticos.  A cultura de segurança do trânsito considera que todos os membros da sociedade devem assumir as responsabilidades principais para elevar a segurança. Essa definição é estendida também para as questões comportamentais dos indivíduos. Todos os cidadãos precisam ter atitudes cada vez mais conscientes para transformar as práticas de segurança em hábitos

Quais são as ações ideais dos motoristas para que haja segurança no trânsito

Motorista utilizando celular enquanto dirige (imagem extraída da internet)

Uma grande porcentagem das ações dos motoristas deve ser pautada visando a condução correta do automóvel e a segurança de todos. Portanto, a direção defensiva e os demais cuidados preventivos devem fazer parte da rotina de dirigibilidade, independente da distância da rota e do tipo de veículo. 

Conforme a regulamentação do Código Brasileiro de Trânsito (CTB), os veículos maiores têm responsabilidade sobre os menores. Os motoristas são responsáveis por aqueles que não são motorizados. E a sociedade no geral é responsabilizada por todos os pedestres. 

Ações ideais para contribuir com um trânsito mais seguro

  • Estar atento aos demais

Através da direção defensiva, o motorista fica atento às suas ações e dos demais. Assim, a taxa de possíveis acidentes e manobras arriscadas é significativamente menor. Com a experiência e a atenção sempre mantida, ainda que ocorra algum acidente, certamente as consequências serão em uma escala bem menor.

  • Respeitar as normas

Antes mesmo de adquirir a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) é preciso cumprir algumas etapas, entre elas, provas que demonstram o conhecimento das leis sentenciadas pelo CTB (Código de Trânsito Brasileiro). Após o entendimento, colocá-las em prática é uma ação primordial durante a direção. Para evitar acidentes, penalidades legais e outros prejuízos. 

  • Sinalizar as ações

Para contribuir com a direção defensiva dos demais condutores e seguir as regras de trânsito, é preciso sinalizar previamente as ações executadas ao volante. Por exemplo, utilizar a seta indicando para qual lado o veículo irá se deslocar. Através desse sinal, o motorista que estiver próximo ou atrás do automóvel pode diminuir a velocidade e evitar colisões. 

  • Evitar o uso de celular

Para evitar acidentes provocados por distrações causadas pelo celular, é preciso guardá-lo no bolso ou em qualquer outro lugar que não esteja à vista. Caso alguma notificação seja enviada no momento da direção, o motorista não irá se distrair para visualizar o alerta. 

  • Estender o cuidado principalmente aos pedestres, motociclistas e ciclistas 

Entre as pessoas que formam o trânsito, aqueles que estão à pé, de moto ou bicicleta são os mais vulneráveis a possíveis acidentes e correm o risco de sofrerem consequências mais graves. É dever do condutor redobrar a atenção diante dessas situações.

Há incontáveis práticas que contribuem para a maior segurança do trânsito, como respeitar os limites da velocidade, sempre utilizar o cinto de segurança, manter uma distância segura dos demais veículos e mais. Assim, a recomendação geral é que o motorista aplique cada norma conforme as situações do dia a dia. 

Blog

Veja nossas últimas publicações

AG Logística - Ícone de Newsletter
Receba nossos conteúdos em primeira mão

Inscreva-se gratuitamente e receba nossos conteúdos em seu e-mail